1. Qual a vitamina abaixo devemos tomar pelo menos 400 mcg por dia todos os dias, até as 12 primeiras semanas de gravidez, para ajudar a prevenir malformações na medula espinhal do bebê?

Correto! Errado!

a) Ácido Fólico; Correto. O ácido fólico na gravidez é indicado para prevenir defeitos do fechamento do tubo neural do feto, que é responsável pelo desenvolvimento de todo o sistema nervoso, cérebro e medula espinhal do bebê, e assim diminuir o risco de malformações. b) Vitamina C; Incorreto. A Vitamina C é importante para produção de colágeno, uma proteína necessária para a formação de cartilagem, tendões, ossos e pele e é importante também para o desenvolvimento do sistema imunológico saudável, tanto para a mamãe quanto para o bebê. c) Ferro. Incorreto. O Ferro é o nutriente responsável, principalmente, pelo auxílio na formação das células vermelhas do sangue e transporte de oxigênio para as células do corpo, apoiando todo o metabolismo energético e funcionamento do sistema imune.

2. A anemia, falta de ferro no sangue é muito comum na gravidez e por esse motivo a gestantes deve consumir alimentos mais ricos em ferro. Marque a alternativa que contém exemplos de alimentos ricos em ferro:

Correto! Errado!

a) Grãos, frutas, especialmente mamão, ameixa e verduras; Incorreto. Esses alimentos são fontes de fibras, muito indicados para casos de constipação na gravidez. b) Carnes vermelhas, as aves e os peixes, verduras escuras, leguminosas (como lentilha, grão-de-bico, ervilha e feijões); Correto. Todos os alimentos mencionados são ricas fontes de ferro, nutriente muito importante para evitar anemia na gestação. c) Frutas cítricas como: laranja, limão, morango, acerola. Incorreto. Esses alimentos são ricos em Vitamina C.

3. Qual das alternativas abaixo contém as vacinas que a gestante deve tomar durante a gestação?

Correto! Errado!

a) Tétano, gripe (Influenza), Hepatite B, Tríplice viral; Incorreta. Apesar das vacinas contra Tétano, gripe (Influenza) e Hepatite B fazerem parte do calendário vacinal da gestante, a vacina Tríplice viral é recomendada no Calendário Vacinal da Criança aos 12 meses (1ª dose) e aos 15 meses (dose de Reforço), conforme Ministério da Saúde. b) Tétano, gripe (Influenza), Hepatite B e DTPa (Difteria, Tétano e Pertussis acelular); Correta. As vacinas contra Tétano, gripe (Influenza) e Hepatite B e DTPa fazerem parte do calendário vacinal da gestante, conforme recomendação do Ministério da Saúde. c) Tétano, Febre amarela, Hepatite B e DTPa. Incorreta. Apesar das vacinas contra Tétano, gripe (Influenza) e Hepatite B fazerem parte do calendário vacinal da gestante, a vacina contra a Febre Amarela é recomendada no Calendário Vacinal da Criança aos 9 meses de vida (1ª dose) e aos 4 anos de idade (dose de Reforço), de acordo com o Ministério da Saúde.

4. Qual intervalo de tempo para o reforço da vacina contra o Tétano?

Correto! Errado!

a) Os reforços são aplicados a cada dez anos após a última dose, mas em caso de gravidez ou ferimentos graves deve-se antecipar a dose de reforço para 5 anos após a última dose administrada. Correto. Conforme calendário vacinal da gestante estabelecido pelo Ministério da Saúde, a vacina contra Difteria e Tétano (DT) deve ser realizada em 3 doses com intervalo de 30 a 60 dias entre elas e o reforço a cada 10 anos. Em caso de ferimentos graves o reforço é a cada 5 anos. b) Os reforços são aplicados a cada 5 anos após a última dose, mas em caso de gravidez ou ferimentos graves deve-se antecipar a dose de reforço para 3 anos após a última dose administrada. Incorreta. Conforme calendário vacinal da gestante estabelecido pelo Ministério da Saúde, o reforço da vacina contra Difteria e Tétano (DT) deve ser realizado a cada 10 anos. Em caso de ferimentos graves o reforço é a cada 5 anos. c) Os reforços são aplicados a cada dez anos após a última dose, mas em caso de gravidez ou ferimentos graves deve-se antecipar a dose de reforço para 3 anos após a última dose administrada. Incorreta. Conforme calendário vacinal da gestante estabelecido pelo Ministério da Saúde, o reforço da vacina contra Difteria e Tétano (DT) deve ser realizado a cada 10 anos. Em caso de ferimentos graves o reforço é a cada 5 anos.

5. Qual das alternativas abaixo apresentam atividades físicas seguras durante a gravidez?

Correto! Errado!

a) Caminhada, Hidroginástica, Ioga; Correto. Essas atividades são exemplos de exercícios de baixo impacto, sendo, portanto, mais seguros para serem realizados durante a gravidez b) Hidroginástica, natação, Musculação pesada; Incorreto. Dentre as opções de atividades dessa alternativa, a Musculação Pesada não seria um exercício seguro, pois de um modo geral a gestante deve evitar excesso de carga, principalmente quando não realizava atividades físicas vigorosas antes da gravidez. c) Hidroginástica, Pilates, agachamento. Incorreto. Dentre as opções de atividades dessa alternativa, o agachamento não seria um exercício seguro, pois apesar de ser recomendado, não pode ser feito indiscriminadamente e em qualquer momento sem orientação de um profissional, em especial nos casos de gestação de risco.

6. Qual opção à seguir não representa um dos benefícios da atividade física durante a gestação?

Correto! Errado!

a) Diminui os enjôos e ocorrência de náuseas e vômitos; Acertou. A atividade física não está relacionada diretamente com esses sintomas. Algumas medidas que podem diminuir tais desconfortos são: https://clinicamedicaclimed.com.br/dicas-para-reduzir-os-enjoos-na-gravidez/ b) Diminui desconfortos físicos, ajuda a manter a autoestima, melhora o sono; Errou. Essa alternativa consiste sim em um dos benefícios da realização de atividade física durante a gestação. c) Promove tônus muscular, força e resistência; Errou. Essa alternativa consiste sim em um dos benefícios da realização de atividade física durante a gestação.

Compartilhe: