1. Durante o Pré-Natal são solicitados exames de sorologia para determinadas doenças que quando ocorrem na gestação podem afetar seriamente o bebê. Para que serve esse tipo de exame?

Correto! Errado!

a) As sorologias servem para detectar alguma alteração no suprimento de sangue da mãe para o bebê. Incorreto. O exame que realiza um estudo da circulação sanguínea materna e fetal é o exame de imagem Ultrassonografia obstétrica com Doppler indicado para ser realizado a partir da 28° semana de gestação. b) As sorologias servem para detectar anticorpos no sangue da gestante para saber se ela está com a doença atualmente ou se já tem imunidade contra doenças que geram risco materno e fetal; Correto. Os exames sorológicos são usados para identificar a presença de anticorpos que são desenvolvidos como resposta no nosso sistema imunológico a substâncias estranhas ao organismo, como vírus e bactérias, dentre ou microrganismos. c) As sorologias servem para detectar Diabetes gestacional e Hipertensão na gravidez. Incorreto. Exames de sorologias não detectam Diabetes gestacional e Hipertensão na gravidez. A Diabetes gestacional é diagnosticada por meio de exames de sangue de dosagem de glicemia de jejum e hemoglobina Glicada, enquanto que a Hipertensão na gravidez é identificada por meio da medida da pressão arterial (maior ou igual a 140/90 mmHg), depois de ser medida em duas ocasiões com pelo menos 4 horas de intervalo.

2. Já no momento da primeira consulta do Pré-natal, no posto de saúde são feitos os testes rápidos de HIV e Sífilis. Em relação aos testes rápidos, marque a alternativa correta:

Correto! Errado!

a) Os testes de triagem possibilitam o diagnóstico precoce e contribui para que o tratamento seja iniciado de forma imediata em caso de teste reagente, tanto na gestante quanto em sua parceria sexual; Correto. Devido ao cenário epidemiológico atual, recomenda-se tratamento imediato da gestante, com benzilpenicilina benzatina, após apenas um teste rápido reagente para sífilis. b) Os testes rápidos de HIV e Sífilis devem ser realizados em todas as consultas de pré-natal; Incorreto. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, as gestantes devem ser testadas para sífilis na primeira consulta, no início do terceiro trimestre e na internação para o parto, em caso de aborto/natimorto ou história de exposição de risco/violência sexual. c) Se o resultado do teste rápido na gestante der reagente o parceiro sexual dela não precisa ser testado. Incorreto. Todas as parcerias da gestante que teve seu teste rápido reagente devem ser testadas. Quando o teste de sífilis for reagente, recomenda-se tratamento de sífilis adquirida de acordo com o estágio da doença. A avaliação e tratamento das parcerias sexuais é crucial para interromper a cadeia de transmissão da infecção.

3. Na infecção por sífilis, o resultado da transmissão da bactéria causadora dessa infecção a corrente sanguínea da gestante infectada para o feto através da placenta ou, ocasionalmente, por contato direto com a lesão no momento do parto (transmissão vertical) é chamada de:

Correto! Errado!

a) Transmissão adquirida; Incorreto. Esse tipo de transmissão da doença ocorre principalmente por contato sexual desprotegido (sem uso de preservativo); b) Transmissão Horizontal; Incorreto. Não existe essa denominação dentre as formas de transmissão da Sífilis. c) Transmissão Vertical. Correto. A Transmissão vertical ocorre quando a infecção é transmitida de uma mulher com sífilis não tratada ou tratada de forma não adequada para o feto durante a gestação.

4. Pequenos pontos elevados e inicialmente vermelhos ou rosados, febre, fígado aumentado de tamanho, pele amarelada, alterações ósseas que podem estar associadas a fraturas e intensa dor, são características de que fase da infecção por sífilis congênita na criança?

Correto! Errado!

a) Sífilis Congênita precoce; Correto. Os sintomas apontados no enunciado são característicos da Sífilis Congênita precoce, a qual ocorre após o nascimento da criança até os dois anos de idade. b) Sífilis Congênita tardia; Incorreto. A sífilis congênita tardia é caracterizada por: Protuberância na região frontal (“fronte olímpica”), nariz em sela e mandíbula protuberante; Deficiência visual; perda auditiva; Deficiência intelectual, hidrocefalia; Mal formação óssea: tíbia em “lâmina de sabre”, mal formação da clavícula. c) Sífilis latente. Incorreto. A Sífilis latente é o período da infecção em que não se observa nenhum sinal ou sintoma. Esse estágio da Sífilis é dividido em latente recente (até dois anos de infecção) e latente tardia (mais de dois anos de infecção).

5. Protuberância na região frontal (“fronte olímpica”), nariz em sela, maxilar curto (“face de buldogue”), mandíbula protuberante, deficiência visual, perda auditiva são sintomas de:

Correto! Errado!

a) Sífilis Congênita precoce; Incorreto. Diferentes dos sintomas citados, os sinais e sintomas da Sífilis Congênita precoce são: Febre; Fígado aumentado de tamanho; Pele amarelada; Alterações ósseas. b) Sífilis Congênita Tardia; Correto. Os sintomas mencionados no enunciado correspondem aos da Sífilis Congênita Tardia e estão relacionadas à inflamação persistente da infecção precoce. c) Sífilis terciária. Incorreto. A Sífilis Terciária é um dos estágios da sífilis adquirida e não Sífilis Congênita. Nesse estágio a inflamação causa destruição de tecidos ocasionando comprometimento do sistema nervoso e do sistema cardiovascular.

6. Exame realizado no pré-natal ao longo da gravidez, importante para acompanhamento da evolução da gestação, formação e desenvolvimento do feto, seus órgãos e sistemas, bem como verificar a quantidade de líquido amniótico, posição da placenta e condições de vitalidade do bebê:

Correto! Errado!

a) Ressonância Magnética; Incorreto. Ressonância Magnética não faz parte dos exames de imagem de rotina a serem realizados ao longo da assistência pré-natal. b) Ultrassonografia obstétrica; Correto. As ultrassonografias obstétricas fazem parte dos exames de rotina realizados ao longo da assistência pré-natal no primeiro, segundo e terceiro trimestre. c) Tomografia Computadorizada. Incorreto. Tomografia Computadorizada não faz parte dos exames de imagem de rotina a serem realizados ao longo da assistência pré-natal.

Compartilhe: